Nosso cérebro é composto de cem bilhões de células nervosas interconectadas. A cada milésimo de segundo, essas células nervosas produzem impulsos eletroquímicos que, num conjunto, vibram em intervalos regulares chamados padrões de ondas cerebrais, que estão relacionados com o estar acordado até o sonhar.
Estes padrões de ondas cerebrais estão intimamente relacionados a como você se sente, seus pensamentos e seu estado de espírito. Ao todo são seis grupos de padrões de ondas cerebrais (do estar acordado ao sonho).
O primeiro está relacionado com a consciência desperta. Neste estado, você está totalmente acordado (a) – assim como você está agora ao ler este texto. Alerta e concentrado (a).
Quando você inicia o relaxamento, as ondas cerebrais mudam a sua atividade. Isso varia do estado de estar relaxado, mas ainda focado, até um estado de um relaxamento um pouco mais profundo – às vezes chamado sonhar acordado, quando você está meio acordado e meio dormindo (meio dormindo).
Por exemplo, quando você está lendo um livro ou você está assistindo a um filme interessante – você está provavelmente na extremidade superior – alerta, acordado, consciente.
Os próximos quatro padrões de ondas cerebrais vão do sono mais superficial até um sono profundo. Seu corpo e seus músculos ficam completamente relaxados e seu sono vai aprofundando cada vez mais. E, no sono profundo é que o seu corpo começa a curar a si mesmo. O sistema endócrino libera muitos hormônios para as necessidades do corpo, inclusive o hormônio do crescimento. O sistema imunológico se recarrega e se organiza… o corpo recupera as energias.
O sexto e último padrão de ondas cerebrais é o chamado sono REM (Rapid Eyes Moviment). É nesta fase de sono que acontecem os sonhos e os olhos se movimentam muito rapidamente, embora o (REM), movimento rápido dos olhos, não aconteça com todas as pessoas. Nesta fase de sono REM, a atividade cerebral se assemelha àquela em que se está acordado. É bastante intensa e muito importante para o cérebro organizar as memórias.
A insônia é causada por uma situação que não permite ao cérebro mudar o padrão de ondas cerebrais de alerta para os padrões de ondas de sono – do superficial ao profundo e reparador até aos sonhos (organizador de memórias).
Na insônia, o momento que você vai para a cama, em vez de relaxar e permitir que o seu cérebro se desloque lentamente para o padrão de ondas de sono, isso não acontece. O seu cérebro permanece na frequência de alerta, o que causa frustração e o virar a noite toda de um lado para o outro, sem dormir profundamente…
A insônia tem diversas causas que deve ser investigada por especialistas. Procure um na sua cidade.
No entanto, você deve saber também que há terapia alternativa, que é capaz de ajudar a você a resolver seu problema de insônia em muitos casos.
Procure-nos para saber como podemos ajuda-la!
(47) 9963-2022
Fonte: http://www.cerebromente.org.br/n12/mente/sono.html
Colaboração: Dr. Sérgio A. dos Santos